segunda-feira, 3 de maio de 2010

fisolofia... [2]

O último post rendeu uma conversa um tanto extensa com a Fer (s2) e eu resolvi escrever mais coisas aqui.

Bem acho que tudo que disse ficou vago. Sou leigo em filosofia além do que cabe a pura racionalização cá com meus neurônios. rs. Só falei sobre o princípio de sempre buscar a felicidade. Não sei até onde é difícil de compreender mas ninguém é infeliz de propósito. As pessoas fazem de tudo para serem felizes mesmo que isso as deixem infelizes. Eu não disse que as pessoas são sensatas . rsrs. Se um cara te enche o saco e você sente vontade de matá-lo. É seu impulso natural para acabar com a vida do infeliz que não te deixa ser feliz em paz. Agora, é bom ou não satisfazer esse desejo? Que vai gerar satisfação e uma certa felicidade instantâneos é óbvio. Mas será que vale a pena? Outro caso: uma pessoa bipolar não se mata por querer se destruir pura e simplesmente espera que na morte encontre paz, felicidade e tal. É patológico, tudo bem. Mas a ideia é que as pessoas são "tentadas" a fazer o que lhes dão felicidade, por mais tortas que possam ser suas vontades. 

Ai entra a ideia de saber escolher quais os desejos devemos satisfazer ou não. Pensar nas consequências dos nossos próprios desejos pode definir de fato o que realmente nos colocará mais perto da felicidade. Você mata um infeliz pra ficar feliz e depois é preso ou morto tem sentimento de culpa. E ai? Vale a pena? Um exemplo meio dramático mas em pequena escala é da mesma forma. se você esbanja um pouco mais. falta comida no final do mês. E ai, vale? Joga a familia pro alto pra ter um caso com aquela tua amiga do trabalho mega gostosa que engravida de você mete o pé e você fica sem mulher e pagando pensão para duas familias. Vale? O importante é  ser sensato e saber escolher bem os desejos.

Outro ponto é o impacto que os desejos têm nas outras pessoas. Para viver em sociedade é preciso uma certa harmonia ou então vivemos num pandemonium (como é hj rs). E para ter harmonia devemos pensar coletivamente. E ai cairmos na famosa parábola dos porcos-espinhos de Schopenhauer (adoro essa rs) devemos ficar perto o suficiente para nos aquecermos e longe o suficiente para não nos espetarmos.  E para isso devemos escolher os desejos entre os que nos dão mais chance de alcançar a felicidade e os que causam menos impacto. O desejo de matar fere o desejo daquela pessoa de continuar viva. O desejo de ligar o som alto no seu ap incomoda  o vizinho rs. Tantas coisas, banais ou não.

Em suma, quero dizer que se você tem um desejo e isso não agride a outro ser humano e nem a você mesmo então procure realizá-lo. Uma moral sintética baseada nesse princípio é o melhor que poderíamos ter. Primeiro por acabar com preconceito. Se você vê uma pessoa gorda, magrela, alta, anã, gay, preta, azul, amarela, etc ou que vê Naruto, nada disso afeta a tua vida nem os teus desejos mais dignos. A ideia disso tudo é: APRENDA A CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA PORRA!!!! para que possamos viver felizes juntos nessa merda que chamamos de sociedade.

Pra fechar o Decálogo de Russell:

"1. Não tenha certeza absoluta de nada.
2. Não considere que vale a pena esconder evidências, já que, as evidências inevitavelmente virão à luz.
3. Nunca tente desencorajar o pensamento, pois com certeza terá sucesso.
4. Quando encontrar oposição, mesmo que seja do seu marido ou das suas crianças, esforce-se para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.
5. Não tenha respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas.
6. Não use o poder para suprimir as opiniões que considere perniciosas, estas é que irão suprimir-lo.
7. Não tenha medo de ter opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceites foram em tempos consideradas excêntricas.
8. Encontre mais prazer no desacordo inteligente do que na concordância passiva, pois, se você valoriza a inteligência como deveria, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda.
9. Seja escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentar escondê-la.
10. Não tenha inveja daqueles que vivem num paraíso de tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso."


____


Ah claro as inutilidades ^^


É reviravoltas que não acabam na vida nesses dias. Não sei onde vai chegar, mas sinto uma felicidade interior :) acho que to no caminho certo.. será? rsrs






Vale ressaltar que o Wonkinha vai tocar na DDK im Wunderland srrsrsr o/ tamo lá dia 15!


comentem ai PORRA! rsrs

2 comentários:

Fernanda Moraes disse...

"O desejo de ligar o som alto no seu ap incomoda o vizinho rs"
o desejo de ouvir funkão e pagodão no busu sem fone agride os ouvidos alheiooooooooos
hauahuahuahauahuahua

rendeu heim minco? adorei o post.. nem eu sabia q vc podia ser tão sensato hahahaha

mais papo pruma mesa de bar.. saudades master!!

bjinsssss <3

Fred Sixx disse...

O problema todo é essa questão de individualidade x sociedade. Ninguém está disposto a se rebaixar pelo equilíbrio, ou pela justiça, ou pela alegria alheia. Nunca nos preocupamos com o bem alheio, até vermos q isso nos traga/faça algum bem tbm!
Quer saber? Pegue desejos, vontade, e etc e jogue fora! Pq nada disso não existiria se vc ñ fizesse parte de algo maior q é o meio onde vc vive. Não existe eu-vc, existe apenas +1 e +2...

Postar um comentário

Pode ser sincero, tudo bem.