terça-feira, 24 de agosto de 2010

Morte

Bom depois da torrente do último post (apagado por sinal) resolvi elaborar melhor um pouco o texto. E colocar a minha opinião (que não é só minha e não fui eu que criei isso) sobre a morte. Por quê? Sei lá! Penso nela todo dia. Não só na minha, não só como algo ruim, as vezes desejo fortemente o mal súbito alheio. Basicamente o que escrevo é fruto de reflexões que tive uns anos atrás ao ler algo do Luc Ferry

A Morte é ir contra a vida (dã!). Mas não é só a morte biológica que conta, é a menos importante na minha opinião. Muitas coisas vão contra a vida além do lado biológico da coisa. Qualquer tipo de má conduta, ou qualquer tipo de atitude danosa ao ser humano é um tipo de morte. (Pensem com carinho sobre "má conduta", vide: O Decálogo de Bertrand Russel #googleit! - já postei isso um dia...) Desse jeito a morte se torna algo mais difuso, que é muito mais interessante. 

Por outro lado, existe ser humano sem sociedade? Não, né? Então a nossa vida é completamente social. O que dizer de uma pessoa que é inútil para a sociedade? Essa pessoa está morta! Sabe aquele teu cunhado de 28 anos desempregado que não terminou o ensino médio e faz um bico qualquer para ter grana pra ir pro baile, quando não suga o dinheiro de seus pais? Você tem coragem de dizer que ele está vivo? Eu não!

Mais um ponto que é natural colocar é o sentido de existência ou vida. Neste contexto, somos a nossa impressão no mundo. Somos o que fazemos. E vivemos enquanto essas marcas continuam  no mundo. Cada ser humano deixa seu "legado" seja como exemplo na família, no trabalho (quando este é digno) entre os amigos. Toda pessoa socialmente ativa produz algo a sua volta é isso que lhe dá vida. Podemos considerar imortais tantos que suas obras os perpetuam. Tantos biologicamente mortos que continuam vivos entre nós e muitos mais outros que andam por aí mortos, insignicantes.

Por fim, com esse conceito em prática, a morte se torna algo palpável e que não precisa ser temido. Sem temer a morte, qual a necessidade de alguém te garantir se existe algo ou não depois dela? Religião deixa de ser necessidade para virar opção. O que é, para mim, o maior passo que alguém pode dar para se tornar uma pessoa melhor.

Para exemplificar a ideia, Paul Erdös dizia que um matemático parava de publicar, quando este morria [biologicamante] e que ele morria quando deixava de publicar. 

Bom vou parar por aqui, já chega por hoje ^^. Depois eu falo sobre as promoções de produtos de bar...

...e uma citação sobre comportamento:
“Se faço o bem, me sinto bem; se faço o mal, me sinto mal. Nisso consiste a minha ética” (Abraham Lincoln)

7 comentários:

Cris Quintanilha disse...

Esse é meu tio gente!!! ^^

Bom, agora eu sei de onde puxei esse meu jeito meio "louco" de ficar pensando em coisas que geralmente as outras pessoas não costumam pensar e até evitam falar...

Beijo nesse bochechão!!!! hehe :P

Pitty disse...

Tava inspirado, hein?! Mt bom texto!

=**

Fred Sixx disse...

Bom texto!
Naõ temos medo da morte, temos sim, medo do novo. Pois toda vez que saimos do conforto para algo desconhecido, morremos. Temos inumeras mortes durante a vida, e a mais reconfortante é a final.

Fenix disse...

A parada é viva e deixe se fuder!!! Morra e deixe se fuder!!!! \o/ Na hora a gente vê no que dá. ^^

Mensageiro Obscuro disse...

Eu gosto de ler sobre a morte, como pessoa e como enfermeiro sempre tive um profundo e exótico fascínio pela morte, dor, decadência, doença, tristeza e outras coisas negativas. Faz poucos anos que conheci a tanatologia (ciência que estuda e pesquisa a morte em geral) e a arte tumular e cemiterial (a arte derivada da arquitetura na qual são túmulos e cemitérios são construídos). Esses temas me atraem muito e me fazem pensar em diversos temas adicionais.

Gostei do seu texto e também por ele conter algumas referências, é legal conhecer outros pensadores sobre variados temas.

Remova o captcha (validação por palavras) por favor.

Unknown disse...

pronto sem captcha rsrs

Vanessa Martins disse...

Eu te amo! hauahuahaua. Irretocável.

Postar um comentário

Pode ser sincero, tudo bem.